Você certamente já sentiu um vazio existencial e não viu sentido na vida em algum momento, não é mesmo?
Esse é um sentimento comum a todos nós, mas há quem não o processe rapidamente. Ninguém é capaz de evitar mortes por suicídio, mas podemos nos colocar à disposição de quem está em sofrimento para tentar oferecer ajuda e conforto.
É muito importante ter um olhar atento aos pequenos detalhes, mesmo que sutis, em qualquer mudança de comportamento. Nem sempre quem quer interromper a vida sinaliza isso de forma verbal. Por isso, busque ter sensibilidade com as pessoas do seu convívio. Ofereça um ambiente acolhedor e uma escuta sensível, sem julgamentos. Não supervalorize e nem menospreze a dor do outro, mas procure ser colo dando o tempo e o espaço necessários para que a própria pessoa reconheça suas emoções confusas e tente organizar melhor os seus pensamentos.
Jamais se culpe por perder alguém próximo como vítima de suicídio. E procure sempre um atendimento psicológico especializado. Com o tratamento adequado e com o cuidado de quem ama, é possível ajudar a reverter a ideia de acabar com a própria vida.
Thaísa Cavalcanti | CRP 01/22276
Commentaires