A família é a célula primordial da sociedade. É dela que ganhamos nosso nome e sobrenome, aprendemos os principais valores e nos voltamos nos períodos de vulnerabilidade.
A conjugalidade se refere ao relacionamento de duas ou mais pessoas que nutrem laços de afetividade e sexuais, que buscam construir laços de apoio mútuo, em que possam nutrir suas necessidades psicológicas e sociais, formando o subsistema conjugal.
Já a parentalidade se refere aos laços construídos entre pais e filhos. É o que se constrói e se passa de uma geração para a outra em termos de compromisso, segurança, capacidade de se autogerir e responsabilidade.
E o desafio da parentalidade é transmitir cuidados e limites na medida oportuna, mostrando que o amor é grandioso mas que existem limites: os pais precisam também gerir suas carreiras profissionais, relacionamentos com os outros filhos e entre si mesmos.
Muitas famílias possuem dificuldades em diferenciar os problemas conjugais com suas responsabilidades parentais, principalmente pais separados. É importante sempre colocar o bem estar da criança em primeiro lugar e se lembrar que apesar dos seus problemas conjugais vocês vão sempre ter um vínculo muito importante.
Para o bem estar da criança é importante não colocá-la no meio de seus conflitos, evitando pedir que ela leve recados, brigas na frente da criança, falar do parceiro na frente ou para a criança.
Thaísa Cavalcanti | CRP 01/22276
Comentários