A masculinidade tóxica influencia as crianças desde o nascimento, você sabia? Pois é... e os meninos criados no meio destas ideologias machistas têm ainda mais dificuldade de se expressar, demonstrar sentimentos e podem replicar as atitudes dos pais, se tornando adultos violentos.
Esses garotos crescem acreditando que somente a violência resolverá seus conflitos, têm dificuldade para falar o que sentem e têm uma tendência enorme em discriminar tudo o que lhes parece ser diferente.
E isso se reflete nos índices de violência contra a mulher e a comunidade LGBTQIA+. A cada 2 minutos uma mulher é agredida no Brasil, de acordo com o Monitor da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Período de Isolamento Social, do Instituto de Segurança Pública (ISP); e 1 pessoa LGBTQIA+ é agredida a cada hora, de acordo com uma pesquisa feita pelo SUS/Fiocruz. Esses dados são alarmantes e assustadores!
É um problema muito complexo e não tem solução fácil, mas você, como mãe, pai ou responsável pela formação de uma criança e/ou adolescente tem papel fundamental no incentivo de uma criação menos pautada em "meninos vestem azul e meninas vestem rosa". Lembre-se que a criança de hoje é o futuro de amanhã!
Thaísa Cavalcanti | CRP 01/22276
Comments